

contexto e sentido
Os estigmas que marcam sujeitos e territórios acabam por orientar políticas públicas a eles destinadas sendo, em geral, incompletos e descontínuos e, não raras vezes, incapazes de responder as demandas efetivas. É justamente dessas contradições que emerge a necessidade de construir novas formas de formular e executar políticas públicas de direitos, envolvendo sujeitos/territórios em uma perspectiva capaz de reconhecer suas potencialidades e reposicionar o papel dos seus moradores enquanto protagonistas das transformações urbanas exigidas para superar as desigualdades sociais.
Território Inventivo é recurso e abrigo de redes colaborativas de realização e compartilhamentos de diagnósticos urbanos participativos e mapeamentos cognitivos sobre as territorialidades inventivas populares, com o objetivo de oferecer proposições para agendas de direitos sociais, culturais, ecológicos e econômicos que orientam o desenvolvimento urbano de comunidades populares. Neste sentido, atuamos a partir de quatro eixos de ação que organizam nosso trabalho:
METODOLOGIA
A metodologia consiste na produção de pesquisas, processos formativos e proposições urbanísticas participativas ancoradas na elaboração conceitual e pesquisas de campo orientadas para produzir visibilização e empoderamento dos sujeitos favelados. Ao longo deste processo, construimos articulações, parcerias e alianças com diversos grupos da sociedade civil (associações de moradores, instituições civis e etc), indivíduos (intelectuais, pesquisadores, artistas, urbanistas e etc), poder público (órgãos de estado) e academia (professores, departamentos e laboratórios) buscando aprimorar as metodologias e aprofundar o debate acerca do urbanismo e pesquisas urbanas em favelas a partir da experiência na Maré. Apresentamos, portanto, uma metodologia de elaboração de processos de projeto colaborativo, a partir da mediação de amplos grupos que participam da produção da cidade, desde os agentes públicos até lideranças de favelas.
VIDEOS




TERRITÓRIO
INVENTIVO
Curta
TERRITÓRIO
E CULTURA
em breve
TERRITÓRIO
E MOBILIDADE
em breve
TERRITÓRIO
E MORADIA
teaser
LINHA DO TEMPO
A partir dos quatro eixos de ação, esta linha do tempo ilustra o caminho que vai desde a produção das primeiras bases cartográficas, os primeiros mapeamentos de uso e diagnósticos urbanos e as primeiras proposições urbanísticas colaborativas até as mais recentes ações. Em linhas gerais, demonstramos o movimento que vai desde o vazio cartográfico até o reconhecimento das potências do território, confluindo para a realização de proposições colaborativas para os espaços da favela.
